Artcom Vidros: A sua loja de expositores.
(11) 3228-8661 | (11) 2384-3691

Gôndolas

Gôndolas

Mais info

Não basta apenas ter bons produtos em estoque para aumentar as vendas e, consequentemente, o faturamento da sua loja. Uma boa exposição serve para atrair e incentivar a decisão de compra. Ou seja, tão importante quanto o que está sendo oferecido, é de que forma tudo está sendo exposto para os possíveis clientes. Por isso, as gôndolas e outros produtos expositores são na verdade, antes de mais nada, um investimento para os lojistas.


As gôndolas são ideais para acomodar utensílios e peças de pequeno, médio ou grande porte. Sendo um tipo de mobiliário, elas ajudam a distribuir e armazenar os materiais ofertados dentro de um ponto comercial. Sua principal característica são as prateleiras ou divisórias, que podem receber produtos dos mais variados tipos, que ficarão ao alcance dos clientes.

Leves e com instalação prática, as gôndolas são muito úteis para diversos tipos de comércio, como supermercados, papelarias, farmácias e lojas em geral. Os modelos, então, são variados, para atender às necessidades e especificidades de cada negócio.

Gôndolas: por que é ideal utilizá-las?

A verdade é que têm muitas maneiras de se criar um mostruário. Logo, é natural que você tenha dúvidas sobre a utilidade das gôndolas na sua loja. Existem diversas vantagens de utilizar esse tipo de expositor para os seus produtos, dentre as quais podemos destacar:

Atrair clientes com Gôndolas

Um dos maiores objetivos de todos os lojistas é conseguir novos clientes e fidelizar cada vez mais os antigos. Cuidar da apresentação do comércio, pensando também na harmonia visual do ambiente e na experiência da compra, é uma forma bastante eficaz de alcançar tal objetivo. Por isso, o uso de gôndolas é tão importante: os produtos ficam localizados no nível dos olhos e ao alcance das mãos dos consumidores.

Isso significa que as gôndolas colocam os itens que estão sendo comercializados em contato direto com os clientes. E, uma vez que esses expositores são os grandes intermediários entre as pessoas e as peças, eles precisam ser de qualidade e estar bem posicionados. Assim, a apresentação da sua loja será mais efetiva, pois possibilitará ao consumidor apreciar o espaço e as ofertas dos produtos.

Organização com Gôndolas

Seguindo nessa linha de atrair clientes, a organização de um comércio é de extrema importância. Seja pela praticidade ou pela aparência estética da loja, as gôndolas podem ser utilizadas para otimizar o espaço e torná-lo mais atrativo. Essa forma de expor os produtos deixa o ambiente visualmente mais agradável e harmonioso.

Por serem leves, as gôndolas possibilitam a sua realocação. Isso quer dizer que a organização da loja pode ser facilmente alterada quando for da vontade do lojista. Com cada gôndola podendo ser disposta de diversas formas diferentes, o realce ao aspecto estético e organizacional do seu negócio então fica garantido.

Segurança com Gôndolas

Utilizar gôndolas permite ao lojista ter a segurança de que os bens que estão sendo ofertados são apresentados para o público da melhor maneira. Mas além disso, esse tipo de expositor também ajuda a manter a integridade dos produtos. Isso porque muitos clientes gostam de ver os produtos de perto e tocar neles antes de comprá-los. Ou seja, não tem como deixar os itens que se quer vender longe dos olhos e mãos dos possíveis compradores.

Dessa forma, o armazenamento dos objetos nas gôndolas é uma possível solução para parte desse problema. Uma vez que os produtos possam ser facilmente alcançados pelos consumidores, é mais difícil que sejam quebrados quando forem manuseados. Assim, o uso de expositores, como as gôndolas, garante uma maior segurança para a sua loja e para o que você está vendendo.

Higiene com Gôndolas

Empresas que trabalham com atendimento ao público precisam estar com a limpeza sempre em dia, afinal esse é um dos fatores que impactam diretamente na decisão de compra. Por isso é importante poder contar com produtos que sejam práticos de limpar. Além de resistentes, as gôndolas da Artcom Vidros são fabricadas com material de qualidade e fácil higienização.

Para garantir a durabilidade dos expositores, é necessário só tomar alguns cuidados na hora de fazer a limpeza. Como, por exemplo, utilizar um pano umedecido e macio para remover as sujeiras. Ainda é possível optar por uma higienização preventiva, a fim de prezar pela aparência e segurança da loja. Assim, evita-se o acúmulo de detritos que podem fazer o local parecer sujo e tornar alguns produtos inapropriados para venda ou consumo.

Custo-benefício com Gôndolas

Ao montar uma loja, é extremamente importante pensar na relação custo-benefício antes de comprar qualquer produto, já que isso influenciará no faturamento e lucro do negócio. Por esse motivo, deve-se levar em conta a qualidade de tudo, inclusive das gôndolas e demais expositores que irão preencher os espaços do comércio.

Cuidando direito e seguindo as orientações de utilização, as gôndolas podem ter uma vida útil prolongada. Mas para a sua garantia, é indicado que elas sejam compradas de uma fábrica de confiança, que seja reconhecida por fazer produtos resistentes e com alta durabilidade. Dessa forma, evita-se um gasto extra com reposição de materiais a curto prazo.

Quais são os tipos de gôndolas?

As gôndolas precisam ser escolhidas de forma que facilitem a exibição dos produtos. Mas, para isso, existem modelos variados que podem ser aplicados em diferentes segmentos. A Artcom Vidros conta com uma linha completa de expositores para atender às exigências de diversos tipos de loja varejista. Confira os nossos modelos de gôndolas:

Gôndolas de Vidro

As gôndolas de vidro são uma ótima opção para expor produtos para venda. Além de garantir uma alta resistência, também têm um excelente custo-benefício, por serem fabricadas com vidro temperado. Saiba mais!

As gôndolas de vidro podem ser encontradas em alguns formatos diferentes:

  • Gôndola de vidros côncavos;

  • Gôndola de vidros ovais;

  • Gôndola de vidros redondos;

  • Gôndolas de vidros retangulares;

  • Gôndola de madeira e vidro Facilite;

  • Gôndola de vidro Modulado;

  • Gôndola de vidro Elegance.

Gôndolas de Madeira

As gôndolas de madeira são relevantes dentro de uma loja por se tratar de um recurso para a exposição estratégica dos produtos. Elas podem ser posicionadas em paredes, corredores ou mesmo no centro. Saiba mais!

Gôndolas de Ferro

As gôndolas de ferro são reconhecidas por sua estrutura e por serem uma excelente forma de expor os produtos em uma loja. Enquanto as gôndolas de centro de ferro são muito encontradas em comércios de bijuterias, as gôndolas de ferro são bastante utilizadas em mercados e farmácias. Saiba mais!

Gôndolas Centrais

As gôndolas centrais são estruturas independentes instaladas na parte central das lojas de vários segmentos para formar um corredor. Essa é uma maneira de otimizar o espaço e manter o cliente sempre próximo dos principais produtos que estão a venda. Saiba mais!

Gôndolas de Parede

O design das gôndolas de parede torna esse expositor ideal para ser colocados próximo à parede sem precisar de nenhum tipo de fixação para ficarem em pé. Também é uma opção para otimizar o espaço, podendo ter diferentes tamanhos e serem móveis. Saiba mais!

Como organizar as gôndolas?

Existem diferentes perfis de consumidor. Alguns entram nas lojas com uma lista de compras já pronta e não pegam nenhum produto além do que estavam procurando. Já outros são mais flexíveis nesse quesito e podem levar itens a mais para casa. Desse modo, é muito importante planejar como seu comércio será apresentado para o público para que isso tenha uma influência positiva nas vendas.

Como o consumidor dificilmente encontrará o que busca em lojas que não sejam bem organizadas, é necessário fazer uma melhor disposição dos produtos. Por isso, atente-se a essas dicas:

Controle o uso do espaço e torne-o convidativo

Uma exposição má planejada dos itens ofertados torna o ambiente conflituoso e desorganizado. Ou seja, não favorece a estética da loja e ainda pode acarretar no mau aproveitamento de espaço. Antes de mais nada, pense no ambiente que você tem. Independente de ser grande ou pequeno, dentro dele, como poderia ser o trajeto que o cliente faria quando entrasse na loja? 

Tendo isso em mente, é possível prever quais locais terão mais e menos visibilidade, para saber onde posicionar as gôndolas corretamente. Os principais pontos estratégicos de uma loja são:

Entrada

A parte da frente de um estabelecimento é o que tem um pico maior, então é um bom lugar para colocar uma gôndola com produtos. Não esqueça de levar em conta que a entrada do seu comércio precisa ser chamativo e convidativo, para atrair os olhares de possíveis clientes e também fazê-los querer entrar.

Fundo

Posicionar gôndolas com produtos importantes, como os que têm muita procura, no fundo do comércio faz com que os clientes precisem andar por toda a loja para chegar neles. Ou seja, de forma sutil, permite que o consumidor conheça novos produtos pelo caminho e talvez crie neles a necessidade de compra.

Próximo aos caixas

As gôndolas posicionadas perto do caixa são, naquele momento, uma última oportunidade de efetuar a venda. Enquanto o cliente está esperando na fila, os produtos próximos dele devem ser expostos de forma chamativa.

Conheça os modos de organizar as gôndolas

São várias as maneiras de organizar as gôndolas, mas mesmo 4 modos básicos de organização apresentam algumas vantagens e desvantagens.

  • Sazonal: utilizado em datas comemorativas para estimular as compras, uma vez que torna mais fácil a observação dos produtos;

  • Em bloco: separa-se os produtos por tipo ou marca, ajudando o cliente no processo de escolha e comparação de valores;

  • Vertical: a visualização dos produtos é facilitada e tem um bom impacto visual;

  • Horizontal: esse método de organização traz uma dificuldade de visualização, pois os produtos geralmente são enfileirados em níveis.

Escolha o posicionamento certo

Cada produto tem uma relevância maior ou menor para o consumidor, além do valor agregado a ele ser variado também. É preciso então identificar esses itens para saber onde posicioná-los nas gôndolas, afinal o objetivo é elevar as vendas. Ainda, como os expositores podem ter prateleiras ou divisórias em diferentes níveis, a distribuição dos itens deve ser feita levando em conta alguns fatores relacionados ao corpo humano e o campo de visão:

Acima da cabeça

Nessa parte superior das gôndolas, podem ser colocados produtos gerais que sejam leves e não tenham um grande volume de vendas.

Altura dos olhos

Chamada de área nobre, é a área que está no campo de visão das pessoas. Ou seja, é um local de destaque na gôndola, devendo ter os produtos que saem bastante e/ou que os clientes costumam comprar por impulso.

Linha da cintura

As prateleiras ou divisórias das gôndolas que estejam mais ou menos no nível da linha da cintura, também são uma boa opção para expor produtos que geram mais lucros para a empresa.

Abaixo da cintura

Produtos com baixa rotatividade ou com preços mais baixos podem ser posicionados nas áreas abaixo da cintura das gôndolas.

Pés

Mais pertos do chão, os níveis mais baixos da gôndola devem ser organizados com os produtos de maior peso, para reduzir riscos de perdas e acidentes.

Elabore um planograma

Para ajudar a pensar estrategicamente e colocar em prática todas essas dicas citadas acima, pode-se elaborar um planograma. Planograma é um documento de planejamento no qual será definido o layout das gôndolas. É fundamental para gerenciar essa tarefa e aumentar as vendas. Esse planejamento também determina onde cada categoria deve ficar, as ações de marketing que serão realizadas, a orientação para reposição e marcas concorrentes.

Como escolher as gôndolas certas para o seu negócio?

Hoje o mercado conta com uma variedade muito grande de materiais usados na fabricação de gôndolas, bem como as possibilidades de tamanho e aplicação. Portanto, é importante levar em conta algumas condições para escolher o expositor certo para o seu negócio:

  • Tamanho da loja: lembre-se do que deve haver um espaço apropriado para a circulação de pessoas, por isso as gôndolas precisam ter um tamanho compatível com o espaço;

  • Peso e tamanho dos produtos: as gôndolas precisam ser resistentes e de um tamanho suficiente para comportar os itens que você quer expor e vender;

  • Quantidade de produtos: se não houver uma grande variedade de produtos, é recomendável não optar por gôndolas extensas, para não deixá-las vazias e nem precisar esvaziar seu estoque para completar as prateleiras ou divisórias.

Onde comprar as melhores gôndolas?

Na Artcom Vidros você encontra as gôndolas ideais para organizar os produtos que você quiser vender. A empresa conta com uma linha completa de expositores com materiais de alta qualidade e durabilidade. Com a fabricação e comercialização de gôndolas que são aliadas importantes dos lojistas, a Artcom tem o compromisso de atender comerciantes com as melhores soluções para a montagem de lojas. 

Entrega

Enviamos para todo o Brasil, Pelos serviços dos Correios e Transportadoras. Click e saiba como o seu produto é enviado com o menor custo.

Atendimento

Atendemos de Segunda à Sexta das 07:30 às 16:00 hrs e aos sábados das 08:00 às 12:00 hrs. Entre em contato pelo telefone, chat ou e-mail.

Compra Segura

Você paga em nosso site pelo Pagseguro do UOL, líder no mercado brasileiro em meios de pagamento online, com total segurança.